Belas paisagens em um verdadeiro santuário ecológico emoldurado pela arte rupestre pré-histórica: não há melhor definição para o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, que oferece diversas opções de roteiros de viagem. Pela imensidão do local e pelas muitas possibilidades que ele oferece, é necessário mais de um dia de visita para desfrutar de todos os roteiros turísticos. Por isso, hoje vamos falar sobre cinco deles, para você já ir planejando com antecedência a sua viagem pelo norte de Minas Gerais.

 

Gruta do Janelão

Um dos roteiros mais procurados do Parque, a Gruta do Janelão leva este nome por conta de uma enorme fenda aberta em uma gruta cuja altura chega a mais de 100 m. A grandiosidade da caverna é ainda mais imponente quando a luminosidade entra pelas suas fendas naturais e pelas claraboias (aberturas que permitem a entrada da luz pelo teto), mostrando toda a sua beleza.

Logo na entrada já é possível observar um pouco das artes rupestres do Vale do Peruaçu, para desvendar a história do local. E mais para o final da gruta aparece a maior estalactite do mundo, a Perna da Bailarina, com 28 metros.

O passeio percorre cerca de 5 km, com duração média de 4h.

 

 

 

 

Lapa do Rezar

Falar da Lapa do Rezar é pensar na imensidão do seu salão de entrada, que alcança 90 metros de largura e mais de 40 metros de altura, e ainda oferece um visual exuberante com suas diversas formações rochosas. O local também reúne toda a grandiosidade do cânion do rio Peruaçu e belas observações da arte rupestre, com pinturas e gravuras muito bem conservadas. Para os amantes da arte de passarinhar, no caminho percorrido para se chegar até lá ainda é possível observar diversas espécies de aves e outros animais silvestres.

O passeio percorre 2.5 km e leva cerca de 3h30 para ser completado. Mas apesar de percorrer uma distância menor do que a caminhada da Gruta do Janelão, o passeio exige um pouco mais de esforço físico pela dificuldade do terreno.

 

 

 

Lapa dos Desenhos

Esse é mais um dos roteiros de viagem possíveis. A Lapa dos Desenhos é outro importante sítio arqueológico onde é possível observar a riqueza da arte rupestre em suas diferentes técnicas e estilos. Não há dúvidas de que os maiores atrativos do local são os fabulosos painéis que se encontram na entrada da caverna. Isso porque os recursos naturais do Vale do Peruaçu possibilitaram a produção de diferentes pigmentos e a realização de pinturas em alturas bastante consideráveis.

Para quem quer observar a vegetação local, composta pela mata seca, a caminhada até a Lapa dos Desenhos é uma das melhores opções. O roteiro percorre 2.6 km e dura 2h.

 

 

 

Lapa do índio, Lapa Bonita e Lapa do Boquête

Apesar do roteiro envolver 3 destinos, a caminhada é bastante tranquila. A primeira parada do passeio é a Lapa do Índio, que possui belíssimos painéis de pinturas rupestres que cobrem as paredes e até mesmo o teto. Do seu mirante, ainda é possível admirar a porta da Gruta do Janelão. Já na Lapa Bonita, é possível contemplar uma das grutas mais ricas em formações rochosas, como estalactites, estalagmites e cortinas.

De lá, seguimos para a Lapa do Boquête, que além de pinturas rupestres, nos mostra escavações feitas por arqueólogos, em um local de grande referência para a arqueologia Latino Americana, onde já foram extraídos diversos esqueletos humanos para pesquisa.

A distância percorrida pelo passeio é de cerca de 2,7 km e ele dura em média 2h.

 

 

 

Lapa do Caboclo e Lapa do Carlúcio

Um dos passeios mais completos pelo Peruaçu. A Lapa do Caboclo tem um tipo de arte rupestre exclusivo: grandes painéis do estilo Caboclo, que foram descobertas pela primeira vez neste local. De lá, para chegar à Carlúcio, passamos por dois mirantes para admirar a paisagem e avistar os paredões do Cânion do Peruaçu.

Já na gruta, observamos uma imponente caverna com seus espeleotemas gigantes, formados há milhares de anos. O passeio se torna completo pela oportunidade de desfrutar de paisagens com paredões de pedra, florestas e vegetação rupestre. Além de sermos contemplados com sons de aves e outros animais durante o percurso. Ao longo do roteiro, percorremos o total de 2,65 km em cerca de 3h30.

 

 

 

 

 

Você se interessou pelas opções de roteiros de viagem que indicamos? É válido lembrar que recomendamos dois passeios por dia. Então se o seu interesse é por todos, é bom planejar direitinho o seu calendário de viagem. E conte conosco para viver a melhor experiência do Norte de Minas!

COMPARTILHE: