A prática da caminhada na natureza, conhecida também por trekking ou trilha, vem caindo no gosto de pessoas pelo país que buscam algo diferente, prazeroso, que promova o bem-estar físico e mental. O contato com a natureza é direto e constante, principalmente em Parques e Unidades de Conservação, o que torna essa experiência ainda melhor. Mas você sabia que os níveis de dificuldade variam? Confira a seguir essa divisão e prepare-se para a sua próxima trilha.

O nível de dificuldade de uma trilha ou caminhada na natureza pode ser muito subjetivo, já que são muitas variações e, às vezes, o que é difícil para alguém é fácil para outra pessoa. Apesar disso, é possível basear-se em alguns aspectos, como você pode conferir na Norma Técnica ABNT NBR 15505-2. Este é um documento oficial, bem técnico, que estabelece os critérios referentes à classificação de percursos utilizados em caminhadas com ou sem pernoite, quanto às suas características e intensidade.

Nele são avaliadas características como distância total do percurso, geografia local, altimetria e o tipo de terreno devem são levados em conta para definir o grau ou nível de dificuldade. Em geral, as caminhadas na natureza podem ser divididas como:

 

Trekking leve

Indicada para pessoas saudáveis que, mesmo sem preparo ou condicionamento físico, desejam iniciar a prática do trekking. Normalmente são caminhadas simples, de terreno com poucos trechos técnicos, ou nenhum, com distâncias de 4km a 9km. Dessa forma, podem ser praticadas durante um dia só, em algumas horas.

Por exemplo, a trilha do Parque Nacional do Itatiaia, o primeiro parque nacional do Brasil é uma de nível leve. Localizado na Serra da Mantiqueira, para chegar ao topo da montanha você leva apenas 1h30, ou cerca de 6km.

 

Tekking nível moderado

As trilhas de nível moderado são aquelas requerem algum condicionamento físico de quem vai praticar. Apesar das distâncias serem parecidas com as de nível leve, estas podem incluir trechos mais técnicos, como pedras e cascalhos, e subidas longas.

No Parque Estadual do Jalapão você pode praticar um trekking de nível moderado que leva até o topo do mirante da Serra do Espírito Santo, um verdadeiro cartão-postal com uma incrível formação rochosa. São aproximadamente 8km, com uma subida íngreme, mas o restante do trajeto bem tranquilo de percorrer.

 

Trekking semipesado

Este nível de caminhada na natureza é mais apropriado para quem já tem certa experiência em trilhas. Isso porque o trajeto pode ser longo, cansativo e com terreno bastante acidentado, com trechos técnicos, rochas e longas subidas. A distância pode chegar até 15km e é indicado para pessoas com boa condição física.

Localizado no norte de Minas Gerais, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é um verdadeiro santuário ecológico emoldurado pela arte rupestre pré-histórica e conta com diversos atrativos naturais de belezas cênicas. Por lá você pode fazer uma caminhada contemplativa que envolve diversos roteiros com diferentes níveis.

Para quem tem um dia e mínima experiência, dá para conhecer o a Gruta do Janelão, onde está a maior estalactite do mundo e fazer uma imersão na história antiga, nas mais de 2.000 figuras rupestres cravadas na Lapa dos Desenho. Neste percurso são quase 8km.

Ou então se deparar com o Mirante da Mata Seca e outras milenares pinturas rupestres, bem conservadas e exclusivas da região, na Lapa do Caboclo e Carlúcio. Nesse trajeto, são 2,6km de caminhada.

Apesar de não serem trilhas tão extensas, ambos roteiros são de nível semipesado, muito por conta da geográfica local, com subidas, descidas e trechos técnicos.

 

Trekking pesado

Este nível é mais indicado para pessoas experientes em caminhadas de longo curso. É importante ter conhecimentos básicos de montanhismo, camping e saber manusear equipamentos. As distâncias podem chegar até 50km, ou seja, a possibilidade de pernoitar no percurso é grande. E podem ser dificultadas pelo fator da altitude, embora sempre apresentem trechos técnicos e longos de caminhada, subidas longas e íngremes. Esse nível é para quem possui ótimo preparo e condicionamento físico.

Dentro deste nível, podemos colocar a trilha dos Saltos, Carrossel e Corredeiras, dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Nela você percorre terrenos íngremes e pedregosos até chegar a um complexo de cachoeiras e cânions, formada por quedas d’água e piscinas naturais ótimas para banho.

Outro roteiro com essas características está dentro do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. É a trilha do Arco do André, com cerca de 8km de extensão, que possui uma paisagem bem diversificada e fauna e flora preservadas. Dentro da Unidade de Conservação é a trilha com maior grau de dificuldade e dá uma bela sensação de desafio e superação.

Com uma pegada mais aventureira, você pode se conectar com a natureza e ter um contato bem próximo ao rio Peruaçu, contemplando mirantes naturais únicos e cavernas incríveis.

 

 

E aí, gostou das dicas? Como os níveis vão aumentando, você pode começar aos poucos e evoluindo para as caminhadas mais técnicas e difíceis. Mas dá uma vontade de pegar a mochila e sair por aí fazendo trilhas e relaxando ao ar livre, não é mesmo?

Lembre-se sempre de se planejar para qualquer tipo de viagem. Faça pesquisas sobre o destino e busque agências e guias de turismo profissionais e capacitados para que a sua experiência seja positiva. Para visitar o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, conte com a RVC!

COMPARTILHE: