A letra da canção gravada pela dupla Tonico e Tinoco já nos diz muita coisa: “Oh, Minas Gerais! Quem te conhece não esquece jamais. Oh, Minas Gerais!”. É assim em praticamente todo o território mineiro, que reserva encantos e atrativos para todos os tipos de turista.  É claro, cada parte do estado tem a sua particularidade natural e cultural que faz do território ainda mais rico e belo. Aqui neste texto vamos trazer alguns dos encantos que só o Norte de Minas Gerais reserva para nós, especificamente na região do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu.

Se você ainda não conhece vai querer experimentar, e se já conhece com certeza vai querer vivenciar de novo.

 

Grutas e cavernas com histórias milenares

Pensar no norte de minas é reconhecer a importância cultural e histórica do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. A região concentra inúmeras grutas e cavernas cercadas pela arte rupestre pré-histórica, em sítios arqueológicos milenares e de importância internacional.

A Gruta do Janelão, por exemplo, um dos principais atrativos do Parque, reserva na imensidão de seus salões enormes paredões rochosos, onde podemos observar um pouco da riqueza que a arte rupestre nos mostra. É praticamente uma viagem no tempo, um caminho para mergulhar na história da presença humana no Vale do Peruaçu. Além disso, é na gruta do Janelão que está localizada a maior estalactite do mundo, com 28 metros, conhecida como Perna da Bailarina.

Outro destino para explorar a riqueza da arte pré-histórica é a Lapa dos Desenhos. Como o próprio nome já indica, lá podemos observar uma riqueza de desenhos, tanto em diferentes estilos como em técnicas, um verdadeiro passeio histórico. Além disso, o caminho para a Lapa dos Desenhos nos presenteia com uma bela visão da vegetação local, composta majoritariamente pela mata seca.

 

Os melhores passeios de barco pelo Velho Chico

Contemplar as águas do Rio São Francisco é uma das grandes maravilhas dos passeios da região. O Velho Chico, como o chamamos por aqui, é um dos rios mais importantes do Brasil, passando pelos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Minas Gerais. Seu comprimento chega a quase 3 mil km e ele é um importante ponto de contato com a comunidade ribeirinha.

Os passeios são bastante variados em tipos e extensões percorridas. No geral, conta com opções tanto para os turistas mais aventureiros, que podem curtir passeios de caiaque, como para o turista que deseja apreciar a viagem de uma forma mais tranquila, com passeios de barco e canoa.

 

Delícias da gastronomia local

É muito difícil falar da culinária do Norte de Minas Gerais sem olhar para o passado. A partir do período da colonização, essa parte do Estado, sobretudo por abrigar o Rio São Francisco, começou a desenvolver nas suas proximidades a pesca, a agricultura e a pecuária. Além de abrigar ao longo do tempo diversos povos cujas culturas diferentes foram entrando em contato.

Tivemos a influência de todas essas questões na culinária do povo do norte mineiro, que nos apresenta pratos saborosos preparados com peixes do Velho Chico, além do conhecido tropeiro com torresmo e o tradicional arroz com pequi. Essa riqueza ainda nos presenteia com delícias como rapadura, bolos e queijos, além de frutas típicas da região, como o próprio pequi. Ficou com água na boca, não é? 

 

 

Curtiu as dicas? O turismo no norte de Minas nos reserva muito mais do que citamos aqui, mas essas experiências ajudam a demonstrar um pouco do que a região tem para oferecer. E, é claro, se quiser embarcar pela região pode contar com a gente.

COMPARTILHE: