Sim, existem pinturas rupestres no Brasil. E muitas! Histórias cravadas e artes esculpidas nas paredes que datam entre 500 e 9.000 anos. Um riquíssimo acervo arqueológico que representa e conta um pouco da cultura dos nossos antepassados, de grande importância internacional.

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu reserva a você uma viagem no tempo através dos grafismos, uma riqueza histórica que pode contar muito sobre os antigos ocupantes da região.  Ainda pouco explorado pelos turistas, ele está localizado no norte de Minas Gerais, na divisa entre cerrado e caatinga.

E quem conhece se impressiona: seja pela beleza das paisagens cênicas e imensidão da natureza muito bem preservada ou pelas trilhas e experiências. Outra riqueza do lugar está nas manifestações e pinturas rupestres.

 

Mas o que “dizem” os símbolos das pinturas rupestres no Brasil?

Essa é uma das reflexões mais interessantes de fazer durante a visita ao Peruaçu. Os grafismos, figuras, desenhos intrigam os turistas e os estudiosos sobre grupos humanos que se fixaram no local, muito provavelmente pelas características geográficas e geológicas únicas, além da riqueza de ecossistemas lá encontrados.

No Parna Peruaçu predomina a tradição de pintura rupestre denominada São Francisco. Dela são grafismos mais antigos datados entre 7 e 9 mil anos. Estas são encontradas na Lapa do Boquete, mas que depois multiplicaram-se em outros paredões as figuras geométricas lineares, que trazem imagens que podem remeter aos maracás, um tipo de chocalho indígena.

Com uma rica sucessão de desenhos e figuras, a pinturas rupestres no Brasil têm o poder de impressionar e arrepiar quem se depara com elas. Podem ainda contar a história de um ou mais povos – já que outras tradições são encontradas no próprio Peruaçu como: Nordeste, Desenhos, Piolho de Urubu e outras. O estudo dos especialistas é constante no local, tamanha a sua diversidade e complexidade.

Por isso, nada melhor do que visitar o Parque com um guia especializado, que vai compartilhar todo o seu conhecimento.

 

E você, já se deparou com uma arte rupestre? Aproveite para planejar sua viagem para Minas Gerais e não deixe de conhecer esse lugar mágico, emoldurado pela arte rupestre pré-histórica. Com certeza você sairá transformado!

 

Fonte das ilustrações: Guia Técnico do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, que você pode adquirir na entrada do local.

COMPARTILHE: