Em outro texto do nosso blog, falamos sobre o turismo sustentável, uma vertente da atividade turística cujo propósito vai desde a preservação ambiental até a geração de benefícios sociais para as comunidades inseridas no processo. Sem deixar de lado o cuidado com o meio ambiente, o turismo comunitário, que vamos tratar hoje, se junta às ações sustentáveis para promover a responsabilidade socioambiental.

 

Você sabe quais são os objetivos do turismo comunitário?

Também chamado de Turismo de Base Comunitária (TBC), ele é uma alternativa sustentável em relação às atividades tradicionais. Isso porque um dos seus objetivos está pautado na valorização e respeito às culturas locais, integrando turistas aos povos anfitriões.

É claro, não existe uma única forma de promover e praticar turismo comunitário. Elas são amplas e englobam tanto ações onde o visitante vivencia o modo de vida das pessoas locais como atividades onde integrantes da comunidade atuam como operadores de turismo.

Em 2017, o ICMBio publicou um documento com uma série de diretrizes para a prática do TBC dentro das Unidades de Conservação federais. Alguns dos conceitos norteadores e princípios do documento ajudam a entender um pouco melhor a importância dessa forma de turismo. Vamos destacar cinco deles: conservação da natureza; valorização do patrimônio cultural material e imaterial; conservação da sociobiodiversidade; protagonismo comunitário; e retorno social.

 

Mas como esses princípios podem servir para implementar qualquer ação real de TBC?

Esse formato de turismo exige responsabilidade dos turistas e dos órgãos facilitadores do processo, sejam eles públicos ou privados. E reconhecer os cinco princípios citados é o primeiro passo para a promoção da atividade de forma sustentável.

Sobretudo no Brasil, o turismo comunitário é bastante associado às comunidades tradicionais, como a ribeirinha e a quilombola. E são essas diretrizes as responsáveis por guiar as ações para que elas respeitem as comunidades, o meio ambiente e ainda tragam o retorno social esperado, seja financeiro ou não. Assim é possível promover o desenvolvimento local, estimulando o contato entre culturas diferentes.

Essas ações são, portanto, fundamentais para integrar o turismo às demais atividades econômicas, modos de vida, saberes e cultura dos povos e comunidades envolvidos. Que tal conhecer um caso real?

 

COMPARTILHE: