Dirigida a todas as comunidades do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu-MSVP, especialmente para aquelas pessoas envolvidas com o turismo no território do mosaico; a viagem teve como objetivo a experiência dos participantes com a oferta turística dos produtos regionais, o conhecimento dos atrativos turísticos, vivenciar os aspectos culturais, conhecer como as comunidade recebem seus visitantes e encaram as dificuldades para organizar o turismo, unir esforços entre as comunidades e fortalecer os vínculos entre os atores locais.

Esta ação foi contemplada pelo Projeto Turismo Ecocultural no MSVP, executado pelo Instituto Rosa Sertão e pela ONG Casa Comum. A viagem aconteceu entre os das 10 e 23 de novembro de 2015, quando foram realizados dois roteiros: “Do Grande Sertão ao Peruaçu”, com saída em 10/11/2015 e retorno em 16/11/2015, e “Do Peruaçu ao Grande Sertão”, entre 17/11/2015 e 23/11/2015.


No primeiro roteiro de 10 a 16/11/15, os participantes saíram de Arinos, Serra das Arara e Chapada Gaúcha com destino a Itacarambi com parada para banho e almoço no Refúgio da Vida Silvestre do Rio Pandeiros, em seguida para Fabião I com recepção na comunidade e pernoite. No dia seguinte visitaram a Gruta do Janelão no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, almoçaram em Fabião II com pernoite e vivência cultural na comunidade. No terceiro dia se deslocaram para Itacarambi e foram recepcionados pela RVC e em seguida visitaram o roteiro Caminhos da Serra na comunidade do Poço Verde e almoçaram na comunidade do Brejo de Santana em Itacarambi, daí seguiram para São João das Missões onde foram recepcionados e pernoitaram na Terra Indígena (TI) Xacriabá.


Durante o quarto, dia na TI Xacriabá, conheceram um roteiro local e participaram de vivências, noite cultural e pernoitaram na TI. O quinto dia foi para deslocamento até a comunidade de Candeal, em Cônego Marinho, participaram de vivência com artesãs, seguiram para o Brejo do Amparo em Januária, visitaram um roteiro local e pernoitaram em Januária. No sexto dia participaram de um Evento de fechamento e no sétimo dia retornaram para Serra das Araras, após almoço.


 No segundo roteiro de 17 a 23/11/15, outro grupo de participantes saiu de Januária para São João das Missões, visitaram um roteiro local, participaram de vivências culturais e pernoitaram na aldeia Barreiro Preto no primeiro dia. No segundo dia, deslocaram para Serra das Araras, almoçaram, participaram de vivência com artesãs em seguida partiram para Chapada Gaúcha; jantaram e participaram de uma noite cultural no Ponto de Cultura Seu Duchim em Chapada Gaúcha.


No terceiro dia visitaram o Parque Nacional Grande Sertão Veredas e pernoitaram em Chapada Gaúcha. No quarto dia fizeram uma parte da travessia Buracos-Buraquinhos, foram recepcionados na comunidade de Buraquinhos e pernoitaram na comunidade. No quinto dia deslocaram para a comunidade de Sagarana em Arinos, no caminho almoçaram na Comunidade de Palmeirinha, participaram de vivências culturais e pernoitaram em Sagarana. No sexto dia participaram de um evento de fechamento e vivências culturais. No sétimo dia se deslocaram de volta para Januária.

COMPARTILHE: