Em maio de 2015, entre os dias 15 e 19 a RVC participou de um intercâmbio promovido pelo Projeto “Turismo Ecocultural de Base Comunitária” no Mosaico Sertão Veredas Peruaçu. O intercâmbio teve como objetivo, conhecer a realidade dos guias de turismo do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e dos empreendedores locais da comunidade de São Jorge e Vale das Pedras, identificar problemas enfrentados e soluções encontradas e aplicar os conhecimentos adquiridos a realidade do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu e seu entorno.

Participaram do intercâmbio pessoas de diversos municípios do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu: Itacarambi, Januária, São João das Missões, Chapada Gaúcha, Cônego Marinho e Arinos, alguns representando comunidades como: Fabião I, Candeal, Ribeirão de Areia, Reserva Indígena Xakriabá, Gain, Vão dos Buracos.

Logo na chegada a comunidade de São Jorge no município de Alto Paraíso de Goiás, o grupo se reuniu e recebeu informações sobre o planejamento dos trabalhos. No dia seguinte participou de uma visita guiada ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e ao final fez uma rodada de prosa sobre a condução de visitantes e os Parques Nacionais. O terceiro dia foi a vez de visitar o Vale das Pedras e participar de mais uma rodada de prosa com os empreendedores locais e Associação de Guias. No quarto dia fizemos mais uma visita guiada, dessa vez ao Vale da Lua, e ao final do dia o grupo se reuniu para fazer uma avaliação do intercâmbio e para troca de experiências como os guias e empreendedores da comunidade de São Jorge. O quarto e ultimo dia foi para retornarmos para casa depois de tantas vivências experiências.

COMPARTILHE: