Trabalhar com empolgação e motivação diárias, estando em contato com a natureza, e com propósito, certamente faz a diferença no dia a dia. Mais ainda ser reconhecido por suas ações. E, por isso, estamos muito felizes em termos recebido na última semana o certificado Boas Práticas do Turismo 2019 pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).

A iniciativa fez parte de um encontro do Programa Minas Recebe, que foi encerrado na quarta-feira (4) com a entrega do reconhecimento aos receptivos e prefeituras que desenvolveram atividades arrojadas para alavancar o setor em suas regiões. A RVC, por meio de seu fundador Leidson Nunes, foi escolhida e apresentou o case “Turismo que transforma”.

“Falei sobre as dimensões econômica, social e cultural, e a mudança que o turismo proporciona na mentalidade do morador local e das comunidades de Itacarambi, Januária e região. Antes eles achavam que eram pessoas menos informadas, pobres de tudo, mas hoje a população está entendendo que tem muito a oferecer aos visitantes, experiências únicas, conhecimento, tanto em produtos como em serviços”, conta.

“Da mesma forma, essa transformação também acontece no público. Pessoas no geral chegavam achando que iam numa região muito pobre e isso tem mudado bastante. Temos muita riqueza e muita coisa pra oferecer, e temos cada vez mais percebido essa diferença de quando o turista chega e como ele vai embora”, complementa Leidson.

Sobre as iniciativas de Minas Gerais

O mapeamento foi realizado por meio do Censo do Turismo Mineiro 2019. Dos 596 municípios que responderam,

foram identificadas 131 boas práticas. As iniciativas selecionadas pela equipe técnica da Secult foram validadas junto às Câmaras Temáticas do Conselho Estadual de Turismo, o que totalizou 38 iniciativas premiadas. Todas receberam certificado e terão suas atividades publicadas no e-book e portfólio Boas Práticas do Turismo em Minas Gerais. Quando estiver no ar, a gente compartilha com vocês por aqui!

Esse tipo de ação valoriza o nosso trabalho, além de nos atualizar sobre as melhores práticas para entregar ainda mais ao turista. O principal: uma experiência transformadora e inesquecível.

COMPARTILHE: