O curso aconteceu entre os dias 25 e 30/01/16; no dia 30 foram realizadas atividades práticas, onde os condutores puderam simular situações com portadores de deficiência visual, técnicas de condução de visitantes e de interpretação ambiental. Essa capacitação foi uma iniciativa do ICMBio prevista no Plano de Manejo do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu e uma forma de oferecer aos condutores locais, condições de atender as exigências da Portaria 62 de 23 de dezembro de 2015, que estabelece normas e procedimentos para o credenciamento dos condutores e para o ordenamento da visitação no parque.

Participei como aluno e instrutor do curso que teve como principal objetivo, o alinhamento dos condutores quanto ao conteúdo necessário para o desenvolvimento da atividade de condução de visitantes no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. O conteúdo que apresentei aos colegas abordou temas como: o papel do guia e do condutor, apresentação pessoal, ética, relações interpessoais, técnicas de condução de visitantes e de interpretação ambiental. Na prática todos puderam participar e experimentar algumas técnicas de condução de visitantes e de interpretação ambiental, entender os aspectos Geológicos do Parque e algumas técnicas de condução de portadores de deficiência visual com os professores Ronaldo Sarmento e Cristiane.

A participação da RVC, se deu no sentido de apoiar a ação do ICMBio, junto a diversas instituições que atuam na região, produzindo conhecimento e informação para os quase 30 participantes, que em sua grande maioria foram moradores das comunidades do Fabião I e Fabião II exceto Leidson, morador da cidade de Itacarambi e Rosivaldo, morador da cidade de Januária. Esse tipo de contribuição demonstra como a RVC está alinhada à sua Missão e seus Valores para alcançar a Visão de Futuro.

14 instrutores ministraram as 11 disciplinas a seguir:  Introdução aos Atrativos e Normas do PNCP – Rafael Pereira Pinto (Analista Ambiental – ICMBio); Noções de Primeiros Socorros – Corpo de Bombeiros Militar de Januária; Biodiversidade Regional – Marcel e Daniele (Instituto Biotrópicos); Introdução a Bioespeleologia – Hamilton (Grupo GEO); Introdução a Geologia, Geomorfologia e Espeleologia – Ronaldo / Cristiane (GEO/IFNMG); Animais Peçonhentos (Noções de Contenção, Manejo e Prevenção contra acidentes – Hamilton (Grupo GEO); Análise de Potenciais Riscos para Turistas no PARNA Cavernas do Peruaçu: Prevenção e Ações de Emergência – Leonardo Giunco (SBE); Noções de Meio Ambiente e Unidades de Conservação – Raiane Viana (Analista Ambiental – ICMBio); Sexualidade, DST e Drogas – Corpo de Bombeiros Militar de Januária; Cultura Regional – Cássio (Unimontes); Introdução às Técnicas de Condução, Ética, apresentação pessoal e relações interpessoais – Leidson (RVC).

Entrega dos certificados

Entrega dos certificados

COMPARTILHE: