Desde o início do ano de 2015 a RVC está envolvida com o processo de Uso Público do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu-PNCP, um dos maiores e mais importantes patrimônios arqueológicos e espeleológicos da humanidade, fomentando o turismo na região de Januária, Itacarambi e São João das Missões. Seu envolvimento nesse processo se dá através da Câmara Temática criada para discutir o Uso público do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu.

A Câmara Temática é formada por pessoas de diferentes segmentos da sociedade e visa apoiar tecnicamente as decisões do Conselho Consultivo do PNCP; desde que foi criada, já realizou diversas reuniões para discutir assuntos como: Portaria de Credenciamento dos Condutores, Plano de Ação Emergencial, Cursos de Capacitação e outros assuntos que levaram ao desmembramento em outro grupo que discute a apuração dos recursos investidos nas obras de estruturação para o uso público.


A função da Câmara Temática é tão importante que já apoiou a produção da Portaria 62/23/15; que estabelece normas e procedimentos para o ordenamento da visitação e o credenciamento e autorização da atividade de condutor de visitantes no PNCP. Criou o Sistema de Gestão de Segurança, estruturado com base nas boas práticas de ecoturismo e turismo de aventura. O sistema determina normas e procedimentos para situações de emergência, segurança, prevenção de acidentes e incidentes. Os I Curso Básico de Atualização e Reciclagem para Condutores Ambientais foi outra ação apoiada pela Câmara que definiu o melhor período de realização e os conteúdo mínimos a serem ministrados. Esse curso teve como principal objetivo nivelar os condutores ambientais que atuam no PNCP e propiciar condições mínimas para que todos os participantes pudessem se cadastrar e serem autorizados a conduzir visitantes nos atrativos do parque.

COMPARTILHE: