Ações Socioambientais

Intercâmbio do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu realizado no Circuito Turístico Diamantino

O intercâmbio do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu realizado no Circuito Turístico Diamantino aconteceu entre os dias 13 e 18 de novembro de 2013 nas comunidades de Capivari, Cuiabá, São Gonçalo do Rio das Pedras, São Gonçalo do Rio Preto e Parque Estadual do Rio Preto foi realizado através do Projeto “Turismo Ecocultural de Base Comunitária” e teve como objetivos a imersão dos participantes nas experiências de Turismo de Base Comunitária, Turismo de Vilarejo, Turismo em Unidades de Conservação e troca de experiências de acordo com o previsto no projeto, financiado pelo (Fundo Socioambiental da Caixa), sob a execução do Instituto Rosa e Sertão.

O projeto, desenvolvido no território do Mosaico Sertão Veredas – Peruaçu, que abrange 11 unidades de conservação, seis delas de proteção integral, quatro de uso sustentável e uma RPPN, em uma área total aproximada de 1.500.000 hectares. Além das unidades de conservação, existem no território, uma área indígena, outras três RPPNs, corredores ecológicos e zonas de amortecimento definidos pelos planos de manejo já elaborados e várias reservas legais averbadas. No meio de todas estas áreas protegidas existem propriedades privadas, onde são desenvolvidas as atividades agropecuárias, voltadas tanto para o agronegócio e a silvicultura, como para a agricultura familiar.


A região do Mosaico Sertão Veredas do Peruaçu é considerada ainda bem preservada do ponto de vista dos recursos naturais, e é classificada como área de extrema e alta importância biológica. Outra característica muito importante é à riqueza cultural dos povos que habitantes da região: sertanejos, quilombolas, indígenas, dentre outros. Diversas formas de manifestações culturais ainda se encontram preservadas de tão bem descritas pelo famoso escritor mineiro João Guimarães Rosa, homenageado ao se nomear o Parque Nacional Grande Sertão: Veredas, localizado no município de Chapada Gaúcha com o título de sua inesquecível obra.


O Mosaico possui diversos atrativos e opções de visitação pública nesta região, e isso expressa o grande potencial para o desenvolvimento do turismo ecocultural. Nesse sentido o Projeto objetivou de promover o desenvolvimento do Turismo Ecocultural de Base Comunitária na região do Mosaico, como forma de valorizar as riquezas naturais e as tradições culturais garantindo a participação de diferentes atores regionais no âmbito do território que envolve os municípios de: Arinos, Formoso, Urucuia, Chapada Gaúcha, Cocos (BA), Januária, Bonito de Minas, Cônego Marinho, Itacarambi, São João das Missões e Manga.

COMPARTILHE: