Ações Socioambientais

Implementação de Trilhas de acesso ao Roteiro Caminhos da Serra

Sinalização da Trilha da Serra (Mirante das Cabras)
Ainda em 2013 a RVC identificou a necessidade de estruturar minimamente a trilha de acesso a alguns dos principais atrativos turísticos de Itacarambi. O roteiros Caminhos da Serra, como foi chamado, fica na localidade do Poço Verde, onde são encontrados diversos vestígios arqueológicos e cavernas.

Os atrativos desse roteiros ficam na propriedade da dona Rosa, que mora com os filhos, Santinho e Melquídes, pessoas maravilhosas, muito receptivas e acolhedoras. Pelos relatos da família, as cavernas e sítios arqueológicos são visitadas a muito tempo principalmente por grupos de alunos da cidade, amigos e familiares.
Durante algumas visitas para dialogar sobre nosso interesse na atividade turística e preservação daquele patrimônio através do turismo, percebemos o interesse dos irmãos em nos ajudar a definir os melhores trajetos, doaram areia para o serviço, ajudaram com carroça e animais de carga para levar o material até próximo da área de uso, a dona Rosa cozinhou várias vezes para a turma que trabalhou na trilha, que também era uma equipe de voluntários empenhados com a idéia e causa representada pela RVC naquele lugar maravilhoso.

Tivemos pelo menos 19 pessoas se revezando todos os finais de semana em equipes de 4 a 5 pessoas durante 4 meses e meio, o custo aproximado do investimento seria de cerca de R$ 4.000,00 e não chegamos nem a R$ 1.000,00 por conta da colaboração dos familiares: meu pai Antônio Alexandre que construiu uma escada de madeira que foi instalada na trilha, meus irmão Pablo e Abmael que emprestaram seus veículos e até colocaram a mão na massa também, minha esposa Maristela, seu irmão Marcílio e o sobrinho Walisson que também ajudaram na estruturação; e os amigos: Leonardo Melo (Léo), Nilson Evangelista (Véi), José Marcos (Zezão), Ailton, Dona Rosa, Santinho, Melquídes, Daniel (Destrói), Weliton (Boy), Breno, Marcelo, Hélio (Locão), João Luiz (Dãozin).

A estruturação teve como principal objetivo oferecer segurança aos visitantes e facilitar o acesso aos mirantes na alto da serra, mas percebemos que conforme o tempo ia passando, durante as conversas nos intervalos para descanso ou lanche, as noções de proteção da natureza, o interesse de todos em manter aquela lugar protegido ou simplesmente de apoiar nossa ideia mesmo que ela pudesse não dar em nada, surgiam naturalmente. O Melquídes que é criados de ovinos e caprinos até construiu uma cerca para evitar que as cabras subissem a serra e entrassem nas locas de pedras para parir e assim evitar as constantes impactos na vegetação com a abertura de trilhas resgatar os filhotes e a mães, essa atitude reduziu uma dor de cabeça para ele e pudemos manter um único trajeto que permitiu e está permitindo a regeneração da vegetação do entorno da trilha.

Instalação de Guarda-corpo em área de risco.

Guarda-corpo instalado para oferecer segurança ao visitante.

Guarda-corpo instalado permitindo maior segurança ao visitante.
Instalação de sinalização indicativa.

Bloco de sinalização indicativa na trilha.

COMPARTILHE: