Para chegar até a Lapa do Caboclo e Gruta do Carlúcio, seguiremos de Itacarambi para o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, até o roteiro 5, da Gruta do Carlúcio, localizada a aproximadamente 40 km de Itacarambi, no extremo norte do Parque.

Seguiremos da sede do parque até a antiga casa do Sr. Silú, ex morador da localidade; 18 km de carro por estrada de terra, daí até a Lapa do Caboclo, onde existe um grande painel de arte rupestre, próximo a entrada da caverna.

Arte rupestre da Tradição Caboclo na Lapa do Caboclo
Retornando por trilhas até o mirante do Carlúcio de onde poderemos avistar os paredões do Kanyon do Peruaçu, em seguida continuaremos a caminhada até a Gruta do Carlúcio, uma imponente caverna com seus espeleotemas gigantes, formados a milhares de anos. Todo o trajeto é marcado por paisagens com paredões de pedra, florestas e vegetação rupestre, sons de aves e outros animais, basta que o visitante esteja atento aos sons e orientações dos condutores.
 
Distância percorrida: 2000m (ida e volta)
Duração média: 3:30 horas (ida e volta)
Dias de operação: todos os dias
Horário de funcionamento: 08h às 12h e 14h às 18h
Antecedência de reserva: 3 dias
Tamanho do grupo (max. e min.): de 01 a 10 pessoas.

Inclui: Condutor (guia) especializado, taxa de operação, equipamentos de proteção, kit de primeiros socorros, brindes (artesanato local) e transporte Itacarambi x Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

Não inclui: lanche, água, almoço e hospedagem

Obs.: este é apenas um dos roteiros existentes no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. É possível realizar até dois roteiros no mesmo dia. Saiba como reservar!

Arte rupestre da Lapa do Caboclo

 

 

COMPARTILHE: