Saindo do futuro Centro de apoio ao Visitante Janelão (antiga fazenda Terra Brava) localizada a aproximadamente 36 km de Itacarambi, são cerca de 500 metros por uma trilha na floresta até o sítio arqueológico próximo a entrada da Gruta do Janelão, onde poderemos apreciar um pouco da arte rupestres do Vale do Peruaçu, daí seguiremos até o mirante na entrada da Gruta de onde veremos o grande portal de entrada da caverna com aproximadamente 100m de altura.

Vista do Buraco dos Macacos acima do teto da Gruta do Janelão. Detalhe para a floresta dentro e fora da gruta

 

Em seguida caminharemos por uma trilha no interior da caverna com alguns trechos íngremes, o tempo todo iluminada por grandes claraboias (aberturas que permitem a entrada de luz) no teto, até o segundo mirante da gruta de onde veremos os grandes espeleotemas (formações rochosas) e seus diversos contrastes de cores, formas e tamanhos.Continuaremos pela trilha até e primeira travessia do rio Peruaçu, seguiremos margeando o rio até a segunda e terceira travessia e faremos nossa ultima parada na prainha do Buraco dos Macacos onde avistaremos a Perna da Bailarina, considerada a maior estalactite do mundo. Em seguida retornaremos pelo mesmo caminho.
 
Distância percorrida: 5000m (ida e volta)
Duração média: 4 horas (ida e volta)
Dias de operação: todos os dias
Horário de funcionamento: 08h às 12h e 14h às 18h
Antecedência de reserva: 3 dias

Tamanho do grupo (min. max.): de 01 a 10 pessoas.

Inclui: Condutor (guia) especializado, taxa de operação, equipamentos de proteção, kit de primeiros socorros, brindes (artesanato local) e transporte Itacarmbi x Parque Nacional Cavernas do Peruaçu
Não inclui: lanche, água, almoço e hospedagem

Obs.: este é apenas um dos roteiros existentes no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. É possível realizar até dois roteiros no mesmo dia. Saiba como reservar!

Formação no interior da Gruta do Janelão conhecida como Cogumelos Vermelhos

 

Trilha de acesso no interior da gruta
Vista parcial da Gruta do Janelão, Cogumelos Vermelhos a esquerda. Fonte: revistasagarana.com.br. Foto: Marcos Amend

 

Visa do Buraco dos Macacos acima da Gruta do Janelão, detalhe para a Perna da Bailarina (maior estalactitie do mundo). Fonte: revistasagarana.com.br. Foto: Marcos Amend

 

 

Visitantes na prainha dentro da gruta

 

COMPARTILHE:

3 comentários