Se você está procurando um lugar com muita natureza para curtir o Carnaval, venha para o norte de Minas Gerais e visite o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu! Esse é um tesouro ainda pouco conhecido no Brasil e no mundo, pois o parque foi aberto ao público há cerca de apenas três anos. Além disso, a região em si é muito rica em cultura.

Confira a seguir 3 razões para nos visitar!

1 – Contato direto com a natureza

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu tem limite máximo de visitação diária. Assim você não corre o risco de, por exemplo, deixar de visitar algum atrativo ou ficar com muitas pessoas no mesmo ambiente. Existe muito respeito entre os guias que atuam no Parque. Aqui na RVC indicamos pelo menos cinco dias de visita para curtir tudo por lá. Por isso os dias de Carnaval são ideais. Além disso, também podemos te levar para dar um mergulho no Velho Chico, o poderoso Rio São Francisco. Que tal?

2 – Região rica em patrimônio sociocultural + mergulho no Velho Chico

O norte de Minas Gerais é uma região rica em cultura, com um patrimônio sociocultural caracterizado pela diversidade. Entre os povos tradicionais que habitam a região estão os vazanteiros, barranqueiros, ribeirinhos, veredeiros, chapadeiros, quilombolas e indígenas, especialmente os Xacriabá. Todos eles usam os recursos naturais de forma sustentável e resistem às pressões como o desmatamento da região para a produção de monocultura.

Por isso também é tão importante o trabalho do turismo comunitário e sustentável. Com ele, visitando uma dessas comunidades, você pode colaborar para manter as tradições e gerar renda extra e justa para essas pessoas. (Conheça mais sobre os nossos roteiros. Já temos uma experiência com os vazanteiros e, em breve, mais novidades).

3 – Se você quiser, tem folia também

O melhor é que você pode escolher ficar muito tranquilo e curtir somente a natureza ou também alguns blocos de Carnaval da região. E por que não fazer as duas coisas? A programação é bem voltada para a população local, com artistas que fazem sucesso por aqui. No site da Prefeitura de Januária tem alguns detalhes da programação, bem como no site de Minas Gerais, no qual você pode pesquisar pelas cidades. Mas viajando com a RVC a gente te orienta sobre isso também, claro!

COMPARTILHE: