Localizada no norte de Minas Gerais, às margens do Rio São Francisco, e a cerca de 700 km de distância da capital Belo Horizonte, Itacarambi é uma cidade bastante nova, mas ainda assim muito importante para a região. Reconhecida como munícipio em 1962, após ser desmembrada de Januária, e com cerca de 17 mil habitantes, a cidade atrai visitantes de todas as partes do Brasil.

A agropecuária e o turismo são duas atividades importantes da cidade, que possui complexos históricos, científicos, ambientais e culturais. Confira a seguir algumas dicas e curiosidades sobre o município.

 

Porta de entrada para o Peruaçu e Ilha de Jenipapo

O Parque Nacional das Cavernas do Peruaçu é uma unidade de conservação criada em 1999 e tem uma área de cerca de 56.400 hectares, que compreende os municípios de Januária, São João das Missões e Itacarambi. Por isso, a cidade é uma das portas de entrada para os turistas que desejam vivenciar as belezas das paisagens emolduras pela arte rupestre pré-histórica que o Parque tem a oferecer.

Além disso, a cidade é um importante ponto de acesso para a Ilha de Jenipapo, onde a população vazanteira sobrevive por meio da prática agrícola em uma dinâmica de produção própria. Atividade que carrega os elementos de sua cultura e faz do local um ponto turístico especial para quem deseja imergir na vivência desse povo através do turismo comunitário.

 

Mercado Municipal e igrejas históricas

Conhecer um lugar novo e visitar o mercado municipal, além das construções históricas, são atividades certas de qualquer viagem. No Mercado Municipal de Itacarambi é possível encontrar uma infinidade de frutas, verduras e pescados típicos da região. Além de queijos, doces e muitas outras delícias da gastronomia local, além de ervas naturais pra chás e outra peculiaridades.

Em relação à arquitetura, a cidade possui Igrejas históricas tombadas pelo patrimônio da cidade. A Capela Nossa Senhora de Fátima, Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição e a Igreja de São Francisco de Assis são algumas delas. Ambas reservam um pouco da história local e merecem uma visita.

 

Crenças populares no cais

O Cais do Água Viva é um dos cartões postais da cidade e apreciado por todos que desejam curtir uma atividade de lazer prazerosa e confortável. Visitar o local é mergulhar na cultura local e entender um pouco sobre as crendices populares do povo norte mineiro, que nos reservam histórias como a Mula Sem-Cabeça, as Sereias e o Pirapora.

E vira e mexe é possível encontrar algum morador que queira compartilhar um pouco dessas histórias fantasiosas. Embora as próprias esculturas já demonstrem um pouco da importância dessas crenças e do folclore popular para a cultura local.

As dicas e curiosidades sobre Itacarambi que separamos para você contam muito sobre a história local, mas a região reserva muito mais do que caberia em um texto. Convidamos você para conhecer e vivenciar de perto um pouco mais do que ela tem para mostrar.

E, é claro, conte com a RVC (Roteiros do Velho Chico) para isso!

COMPARTILHE: