Viajar ao redor do planeta, conhecer novas paisagens, pessoas, culturas e aproveitar o que cada destino tem para nos oferecer é enriquecedor. Melhor ainda é quando temos a garantia de estar praticando tudo isso de forma responsável. Você concorda?  Essa garantia é dada pelo que chamamos de turismo sustentável.

Segundo a definição que está no site do ICMBio, essa vertente do turismo “tem como objetivo atender simultaneamente às necessidades dos turistas e das comunidades receptoras, protegendo e ampliando as oportunidades para o futuro”.

De forma prática, as atividades propostas para que esse objetivo seja cumprido vão desde a preservação ambiental, passando por estudos e conscientização sobre os impactos do turismo, até a geração de benefícios sociais para as comunidades inseridas na atividade.

 

Quem deve colocar em prática essas ações e por que elas são tão importantes?

Promover o turismo de uma maneira responsável é um trabalho que engloba turista, agências de turismo, governos, entidades, associações, etc. Ou seja, todos os órgãos e pessoas que fazem parte do ciclo que movimenta a atividade no mundo.

Você já parou para pensar quantas pessoas movimentam o turismo ao redor do planeta? Segundo uma estimativa divulgada no final de 2017 pela Organização Mundial do Turismo (OMT), até 2030, o número de turistas circulando pelo mundo poderá chegar a 1,8 bilhão, o que corresponde a aproximadamente 20% de toda a população mundial.

Pois é, é muita gente! Toda essa movimentação gera impactos no planeta, em termos ambientais, econômicos e sociais. Como uma via de mão dupla, uma série de estudos apontam que o turismo, praticado de forma irresponsável, influencia na poluição e na degradação de ambientes naturais. Ao mesmo tempo em que o sustentável fomenta economias locais, promove o contato entre culturas e ajuda na conscientização em torno da preservação ambiental.

Assim é preciso reduzir os impactos negativos e potencializar os positivos. É necessário educar todos os órgãos participantes da atividade e, sobretudo, conscientizar sobre os benefícios de praticar a sustentabilidade no turismo. É claro, os efeitos não surgem de um dia para o outro. Por isso o nosso cuidado deve ser constante.

 

Mas o que a Roteiros do Velho Chico está fazendo para praticar e promover o turismo sustentável?

Como praticantes do ecoturismo, as nossas missões estão ancoradas na promoção da sustentabilidade, do respeito às culturas locais e de uma interação responsável com a natureza. Além de estarmos envolvidos e engajados em uma série de ações focadas no desenvolvimento socioambiental da região do Parque Nacional das Cavernas do Peruaçu, onde atuamos.

Algumas de nossas práticas e ações são:

  • Atuação no Conselho Municipal de Turismo – COMTUR de Itacarambi, visando contribuir para o desenvolvimento do turismo no município. Com foco na geração de novas alternativas de emprego e renda, de proteção das áreas naturais de interesse turístico e da melhoria da qualidade de vida dos moradores da região;
  • Participação em cursos e eventos com foco na produção de conhecimento e informação junto a diversas instituições que atuam no turismo da região;
  • Respeito e aplicação de toda a legislação e certificações responsáveis por assegurar a manutenção ambiental dos locais em que atuamos;
  • Elaboração de roteiros priorizando o impacto mínimo nos locais visitados;
  • Conscientização do turista sobre as formas e ações necessárias para o desenvolvimento do turismo sustentável.

Podemos fazer muito mais e engajar mais pessoas a praticarem e difundirem essa forma de turismo. Isso é o que nos motiva. Você está com a gente nessa?

COMPARTILHE: