Fonte: Instituto Rosa e Sertão

Ocorrido em Januária, entre os dias 25 e 26 de setembro de 2014, o I Seminário Territorial de Cultura e Turismo Ecocultural contou com participação de representantes de diversos segmentos da sociedade: gestores públicos, ONG’s, agentes socioculturais e representantes de comunidades para debater estratégias de desenvolvimento através da Cultura, do Meio Ambiente e do Turismo Ecocultural.

Após as intervenções dos expositores que abordaram assuntos diversos como: a história do terno dos temerosos e a transmissão dos saberes pelos jovens, lei cultura viva, pontos de cultura do norte de minas gerais, o projeto da casa da semente na aldeia barreiro preto, olhar dos circuitos turísticos urucuia grande sertão e velho chico. Partiu-se para os encaminhamentos.


A participação da RVC no seminário se deu principalmente pelo Curso de Condutores Ambientais em que seu representante (Leidson) era um dos cursistas e integrante da equipe do núcleo “Peruaçu” do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu. A equipe foi responsável por apresentar os roteiros do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu que serão abertos a visitação e as características de cada um deles, além de comentar aspectos importantes do Plano de Manejo da Unidade.


5 grupos de alunos do Curso de Condutores Ambientais apresentaram seus trabalhos no seminário, cada um abordou aspectos mais importantes relacionados ao território do Mosaico, principalmente de caráter cultural, socioeconômico e ambiental. Os trabalhos permitiram aos participantes um olhar abrangente sobre todo o mosaico. A participação dos alunos no seminário possibilitou, além do complemento a carga horário do curso de condutores ambientais, trazer a tona diversos temas de interesse dos envolvidos no evento e relatar trabalhos em curso em toda e região.

Fonte: Instituto Rosa e Sertão

Fonte: Instituto Rosa e Sertão

Fonte: Instituto Rosa e Sertão

Fonte: Instituto Rosa e Sertão

Fonte: Instituto Rosa e Sertão


COMPARTILHE: