O Curso de Elaboração de Roteiros Turísticos do Circuito Turístico Velho Chico, realizado em Itacarambi, contou com a presença de 16 participantes, entre eles, 2 eram do município de Januária, sendo 1 da comunidade do Fabião I, os outros 14 eram todos de Itacarambi.

A diversidade de conhecimentos e experiências contribuiu muito para a capacitação; dentre os participantes estiveram, estudantes de graduação em gestão ambiental, condutores de turismo, estudantes do ensino médio, gestores públicos, moradores em busca de novos conhecimento, 01 membro do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR de Itacarambi, empresários do ramo das agências de turismo e 01 representante dos vazanteiros da Ilha do Jenipapo. Os vários entendimentos e pontos de vista expressos nos comentário durante as aulas foram de extrema importância para favorecer o olhar de quem tinha pela primeira vez, contato com o assunto, essa dinâmica natural foi um facilitador para o entendimento do conteúdo. Alguns puderam relacionar suas atividades cotidianas aos assuntos abordados e discutir sobre isso com os outros participantes.


Todos puderam desenvolver atividades em grupo para elaborar roteiros com base nos conceitos de atrativos, produtos e roteiros turísticos. Os roteiros elaborados pelos alunos tiveram que ser tarifados conforme as fórmulas de precificação apresentadas; cada grupo apresentou seus roteiros tarifados e todos os alunos discutiram os pontos positivos e negativos de cada roteiro, isso ajudou no aperfeiçoamento dos aspectos práticos e no processo de aprendizagem do conteúdo.


Os momentos de debates e discussão estimulados durante a capacitação permitiram observar a percepção dos participantes sobre o conteúdo. Durante a aula prática tivemos um momento de reflexão sobre todo o curso, cada participante pode expressar sua opinião; alguns disseram que partes do conteúdo poderia ser aplicado ao seu dia a dia, em se tratando dos conceitos de qualidade, planejamento e precificação de produtos, e ainda outros que passaram dar maior valor ao patrimônio ambiental, cultural, histórico e arquitetônico, entendendo melhor a importância de se preservar esses patrimônios para a sustentabilidade da atividade turística, associando os diversos elementos que compõem um roteiro turístico podendo entender sua inter-relação, e por último, perceber a real importância dos condutores de turismo como agentes de intermédio entre os turistas, os atrativos e produtos turísticos integrados em um roteiro turístico.

COMPARTILHE: