O Buraco do Cipó, no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, é uma espécie de cânion com vestígios da passagem do homem antigo.

 

Sairemos com destino a localidade do Brejo de Santana a 10 km de Itacarambi, daí seguiremos numa caminhada pela velha estrada da Mina Grande, antiga via de escoamento do minério extraído da região entre as décadas de 30 e 80, até o Buraco do Cipó.
Através de trilhas na mata seca, desceremos por um trecho íngreme com profundidade de aproximadamente 50 metros, em direção a um paredão com Arte Rupestres das Tradições são Francisco e nordeste, em seguida visitaremos a Lapa do Cipó uma importante caverna para a região devido sua função de recarga do lençol freático, e por servir como abrigo para a fauna local.  Retornaremos até a estrada principal, de onde seguiremos até o mirante de Itacarambi de onde será possível contemplar a paisagem do Vale do São Francisco com as Serras de São Felipe, do Sabonetal e a Serra Azul; importantes Unidades de Conservação da região.

Duração: 6 h
Dias de operação: todos os dias
Horário de funcionamento: 08h às 12h e 14h às 18h
Antecedência de reserva: 3 dias
Tamanho do grupo (max. e min.): de 01 a 15 pessoas.

Inclui: condutor, taxa de manutenção, equipamentos e transporte.

Não inclui: lanche, água, almoço e hospedagem.

Obs.: este é apenas um dos roteiros existentes no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. É possível realizar até dois roteiros no mesmo dia. Saiba como reservar uma ou mais trilhas no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu.

 

 

 

 

 

 

 

 

COMPARTILHE: