EcoturismoParque Nacional Cavernas do Peruaçu

Dicas e Curiosidades

Por 2 de janeiro de 2013 janeiro 31st, 2020 Sem comentários

Vestimentas e Equipamentos

Recomenda-se o uso de roupas de cores neutras, pois ajudam a manter a harmonia com o ambiente e utilizadas junto a um comportamento de minimo impacto, podem até facilitar na visualização da fauna silvestre pois permitem maior aproximação. O uso de calçados com solados antiderrapantes é importante para prevenir acidentes.

Os equipamentos utilizados nas atividades oferecidas nos roteiros descritos acima não exigem nenhum grau de especialização e a medida que novos roteiros forem criados e tiverem esse tipo de exigências as informações a respeito serão atualizadas.

Orientações para o Visitante Consciente – RVC

1. Use calçados leves com solado macio e anti – derrapante; boné e/ou chapéu, em caso de visita durante período ensolarado, recomenda-se camisa de manga comprida;


2. Leve protetor solar, repelente para insetos e água suficiente para o período da visita;


 3. Monte a mochila de forma inteligente. Evite peso desnecessário e tente, na medida do possível, levar tudo dentro da mochila, embalando os itens em sacos plásticos para protegê-los de uma eventual chuva durante a caminhada.


4. A temperatura na região é bem quente entre os meses de Julho e novembro. Leve roupas frescas e de preferência de cores neutras, pois se harmonizam melhor com o ambiente e podem auxiliar na visualização da fauna local.


5. Se for acampar use os locais estabelecidos, evite novas clareiras e não faça fogueiras. Recomenda-se o uso de fogareiros.


6. É recomendável ter sempre um guia experiente ou a companhia de alguém que conheça bem os locais visitados e os trajetos e trilhas estabelecidas.


7. Em caso de chuva redobre a atenção e os cuidados ao caminhar por trechos íngremes, eles podem ficar perigosos e caminhadas no solo molhado aumenta bastante o desgaste da trilha.


8. Jamais faça fezes ou urine próximo dos cursos d’água. Enterre as fezes junto com o papel higiênico. Sugere-se a utilização de pequena pá de jardineiro. Nunca enterre ou abandone lenços umedecidos, que contêm material sintético cuja decomposição leva muitos anos.


9. Mantenha os cursos d’água limpos, sem qualquer tipo de resíduos. Se visitar sítios arqueológicos tome cuidado para não tocar nas pinturas, isso pode provocar sua degradação. Nas visitas em cavernas esteja atendo as orientações do Condutor.


10. Os atalhos causam confusão para os caminhantes e facilitam erosões. Evite abrir ou usá-los.


11. Evite barulho, muitas pessoas buscam o contato com a natureza em busca de paz e silêncio. Respeite essa opção, principalmente à noite nos locais de acampamento. O silêncio também pode ajudar na visualização da fauna.


12. Embale bem o seu lixo e leve todo ele de volta, com bastante cuidado para não cair no caminho, inclusive papéis de bala e pontas de cigarro. Caso encontre pelo caminho e se puder, leve um pouco mais de lixo e ajude a conservar o local visitado sempre limpo.


13. O respeito ao próximo e ao ambiente, são essenciais para manter a harmonia, se encontrar alguém agindo com desrespeito ao ambiente ou os demais visitantes, converse educadamente, e tente convencê-lo da importância de preservar o meio ambiente e o bom convívio.


“Da Natureza nada se tira a não ser fotografias

Nada se deixa a não ser pegadas

Nada se mata a não ser o tempo

Nada se quebra a não ser o silencio”

COMPARTILHE: